Pólos de Convivência

Maracanaú conta com os Pólos de Convivência em vários bairros do Município. Atividades educacionais para as crianças e jovens de Maracanaú.

Convivências Sociais Diárias

Nossos Pólos desenvolvem juntamente com as crianças, os jovens e educadores, projetos que, proporcionam a população, convivências sociais diárias.

Telecentros comunitários SeLiga!

Os Pólos de Convivência contam também com telecentros do programa de inclusão digital: O SeLiga!

Centro do Idoso

O CCI, proporciona várias atividades sociais para muitos idosos de nosso município através da Secretaria de Ação Social e Cidadania.

Máquinas com 100% Software Livre

Nossos telecentros usam em seus computadores software livre, como os sistemas operacionais e programas.

II Seminário Nacional do Programa Telecentros.BR

Realizado entre os dias 11 e 13 de Julho de 2011 em Brasília, o evento promoveu a troca de experiências entre os participantes do programa.

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Martins Rodrigues - Av. II, s/n Conj. Jereissati I - Fone: 3392-8005 / 2) Manoel Rodrigues - Av. Central nº 200 Conj. Acaracuzinho - Fone: 3392-8375 / 3) Manoel Róseo Landim - Rua Pedro Lorenço, s/n Mucunã - Fone: 3392-8540 / 4) Napoleão Bonaparte - Rua Napoleão Viana, 450 - Cágado Fone: 3392-8388

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Almir Freitas Dutra - Rua D nº 07 Alto da Bonança Pajuçara - Fone: 3392-8280 / 2) Herbert de Sousa - Av. VI nº 600 Conj. Jereissati II - Fone: 3392-8001 / 3) Casa do Empreendedor - Av. I nº 17 Jereissati I - Fone: 3401-8001 / 4) José Dantas Sobrinho - Av. Central, s/n - Novo Oriente - Fone: 3392-8173

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Liceu de Maracanaú - Rua Novo Oriente, s/n - Piratininga - Fone: 3392-8684 / 2) Rodolfo Teófilo - Rua Otávio Alves, 09 - Pajuçara - Fone: 3392-8396 / 3) Tancredo Neves - Rua 02, s/n -Conj. Novo Maracanaú - Fone: 3392-8232 / 4) Maria Pereira da Silva - Rua Juscelino de Sousa, nº 842 - Pajuçara Fone: 3392-8384

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Telecentro do Trabalhador / 2) Vinícius de Morais - Rua N, s/n - Esplanada Novo Mondubim - Fone: 3392-8050 / 3) Genciano Guerreiro - Av: XII, nº 03 -Jereissati II - Fone: 3392-8671 / 4) Genciano Guerreiro

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Aprender Pensando - Rua Pedro Caetano de Paiva, 491 - Pajuçara - Fone: 3392-8293 / 2) Adauto Ferreira Lima - Av. do Contorno Leste, Rua 140 - Conj. Timbó / 3) Antônio Gondim - Av. Lateral sul, s/n - Fone: 3392-8275 4) Evandro Ayres de Moura - Rua São Sebastião, 341 Jardim Bandeirantes Fone: 3392-8409

Projovem Trabalhador 2010

Capacitação profissional de jovens e inserção no mercado de trabalho.

Capacitação Orientadores SEBRAE 2011

O curso foi voltado para Formar Orientadores do Curso Aprender a Empreender. A turma composta por trinta pessoas, foi ministrada pela orientadora Iandra, Sebrae-CE.

Encontro mensal dos monitores

Tem por objetivo, a troca de ideia e experiência adquiridas no telecentro.

Prêmio Conexão Cultura 2010

O Programa de Inclusão Digital da Prefeitura de Maracanaú, o Se Liga, é o vencedor do Prêmio Conexão Cultura na categoria “Melhores Práticas de Gestão de Telecentros”. O coordenador do Programa, Wagner Araújo, recebeu o Prêmio de um laptop.

13 de jul. de 2008

Casa do Empreendedor

CASA DO EMPREENDEDOR FACILITA A ABERTURA DO PRÓPRIO NEGÓCIO


A assinatura do convênio para cooperação técnica com o Sebrae marcou a inauguração da Casa do Empreendedor, nessa terça-feira, 1°, no Feira Center.
No espaço, os candidatos a micro e pequenos empresários podem concretizar a vontade de abrir o próprio negócio. A unidade concentra um mix de serviços na área do empreendedorismo. O investidor, num só lugar, recebe orientações para o acesso ao microcrédito, abre empresas, participa de cursos e palestras sobre vendas, finanças e postura profissional, além de se inscrever em programas da Prefeitura que incentivam o empreendedorismo, como o Linha e Agulha e o Compre Maracanaú. Para isso, a Casa dispõe de amplo espaço com telecentro, biblioteca, videoteca e auditório. O coquetel servido na inauguração do espaço é um exemplo do apoio aos pequenos comerciantes, com a criação da União dos Panificadores do Município. Na oportunidade, foi anunciada a construção dos Centros de Treinamento para qualificação de costureiras.

CID's

MARACANAÚ NO CAMINHO DA INCLUSÃO DIGITAL

Maracanaú ganha três Centros de Inclusão Digital – CID´s. Instalados nas escolas Vinicius de Morais - Conjunto Industrial, Adauto Ferreira Lima - Conjunto Timbó e Comissário Francisco Barbosa, no bairro Boa Vista, beneficiarão cerca de 18 mil pessoas entre alunos das instituições de ensino e comunidade. Os Cid´s funcionarão nos três turnos durante todos os dias da semana, inclusive nos finais de semana, com horários pré-estabelecidos para uso escolar e população. Os usuários terão acesso a oficinas de informática, cursos de educação à distância, cinema do projeto Se Liga, além do uso de internet para emissão de boletos bancários, pesquisas e acesso a e-mails. Cada centro funciona com três espaços: um destinado à biblioteca, outro para o funcionamento do telecentro com 10 computadores e o terceiro com uma sala de multimeios com retroprojetor, dvd e televisão. A inauguração dos CID’s faz parte de uma parceria entre Prefeitura de Maracanaú e Cefet, via Governo Federal.

28 UNIDADES DE ENSINO RECEBEM LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA

A informática é um elemento que está cada vez mais presente em nosso cotidiano.

Em Maracanaú, além da promoção da inclusão digital, está sendo estabelecida uma política pública de Informática Educativa, através da qual as ferramentas de computação e tecnologia da informação são utilizadas no processo de ensino-aprendizagem. Em parceria com o Governo Federal, foram adquiridos equipamentos para a instalação de laboratórios de informática em 28 escolas, contendo cada um 10 computadores e uma impressora. O objetivo é investir em uma informática educativa, que funciona como suporte ao professor, um instrumento a mais em sua sala de aula. A aquisição de equipamentos e capacitação dos educadores estão sendo viabilizadas por meio do Programa Nacional de Informática Educacional (PROINFO). Inicialmente, será realizada uma capacitação para 135 professores das 28 escolas beneficiadas.

COMSOLiD

Nos dias 11, 12 e 13 de junho ocorreu no CEFET Maracanaú o 1º Encontro da COMSOLiD - Comunidade Maracanauense de Software Livre e Inclusão Digital.


A COMSOLiD é uma comunidade que desenvolverá eventos anuais com foco na Inclusão Digital tendo como mola impulsionadora o Software Livre.




O Processo de Inclusão Digital é o processo para democratizar o acesso às tecnologias da informação. A COMSOLiD criará condições para que esse acesso possa servir de ferramenta de transformação social dos novos usuários através da capacitação nos Telecentros.


Fomentando, criando e mantendo um mercado interno que seja capaz de absorver a mão-de-obra capacitada e qualificada a ser gerada, a COMSOLID fará com que a inclusão social não se perca na falta de acesso a um mercado preparado para recebê-la.

Sabe-se da grande relação entre Software Livre e Inclusão Digital, pois as ações desta vêm, em sua grande maioria, vinculadas ao Software Livre de forma intrínseca.


Desenvolver a cultura de Software Livre é um passo importante no processo de desenvolvimento da Inclusão Digital e este é o objetivo principal da COMSOLID.


A criação da COMSOLiD, dentro do CEFET CE, uma instituição de ensino com anos de experiência na formação de pessoal qualificado e com responsabilidade social, tem por ideal a formação e manutenção de um corpo técnico capaz de auxiliar na gestão das demandas associadas.




A adoção de Software Livre pela comunidade é um fator de transformação que deve ser esclarecido, planejado, implantado e suportado de forma sustentável. Os Eventos a serem realizados pela COMSOLiD servirão para motivar a comunidade a conhecer e usar Software Livre no seu dia-a-dia.

Mais informações visite o site:
http://www.comsolid.cefetce.br/

16 de mai. de 2008

Reunião com os pais 15/05/08

No dia 15/05/2008 às 9:30 e às 15:30 foi realizada na escola uma reunião com pais e comunidade local para sensibilização e elaboração da Agenda 21, como também foi apresentado o Projeto “Plantando no semi-árido”. Toda a comunidade local foi convidada a participar.
Nesse encontro foi escolhido um representante dos pais para compor a com-vida, e mais dois para trabalhar juntamente com o corpo docente e o alunado o Projeto plantando no semi-árido.
Solicitamos que o delegado e seu suplente, fossem escolhidos para compor o com-vida durante uma assembléia do Grêmio da escola.






Festa das Mães 2008

No dia 10/05/08 foi comemorado na nossa escola o dia das mães. Na ocasião, foram realizados sorteio de vários brindes, inclusive de duas cestas básicas, também foi apresentado vídeos no data-show com todas as salas de aula parabenizando e cantando músicas de homenagem as mães.
Durante a festa, foram feitas várias brincadeiras e também em show de calouros. Ao final da comemoração foi servido um delicioso almoço para todas as mães e convidados presentes.







11 de mai. de 2008

PROJETO ESCOLA ABERTA


O programa Escola Aberta nos finais de semana, idealizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, em parceria com a UNESCO. Busca contribuir pára a construção da cidadania consciente, responsável e participativa favorecendo a inclusão sociocultural, a diminuição da violência e da vulnerabilidade socioeconômica e, por extensão, a promoção da paz e da melhoria da qualidade de vida da população. Pretende ainda transformar a escola em um ambiente mais atuante e presente na vida dos jovens e suas comunidades promovendo maior diálogo, cooperação e participação entre os alunos, pais e equipes de professores que atuam na escola, além de contribuir para a complementação de rendas das famílias.
Nesse sentido organizamos uma proposta de trabalho, inserindo a valorização dos talentos locais das comunidades envolvidas, disponibilizando para os moradores, aos sábados e domingos, oficinas de dança de rua, dança diversificada, karatê, futebol, recreação, violão, artesanato, informática, dentre outras que poderão surgir no decorrer do projeto.
RECREAÇÃO
Facilitadora: Rosely
Sábado: 08:00 às 11:00 e 14:00 às 17:00
Domingo: 09:00 às 11:00




ARTESANATO
Facilitadora: Vera
Sábado: 13:00 às 17:00






VIOLÃO
Facilitador: Gilberto
Sábado: 14:00 às 17:00
Domingo: 09:00 às 12:00



DANÇA DE RUA
Facilitador: Renato
Sábado: 09:00 às 11:00



DANÇA DIVERSIFICADA
Facilitadora: Zulena
Sábado: 14:00 às 16:00


KARATÊ
Facilitador: Anísio
Sábado: 09:00 às 11:00
Domingo: 09:00 às 11:00





Futebol
Facilitador: Gleison
Sábado: 08:00 às 11:00 e 14:00 às 17:00
Domingo: 09:00 às 12:00


Informática
Facilitadora: Monalisa
Sábado: 08:00 às 11 e 14:00 às 17:00
Domingo: 09:00 às 11:00


30 de abr. de 2008

PAP – PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO PERMANENTE

Período: 03/2008 à 12/2008
Público alvo: 1º ao 5º ano
Professores envolvidos - Cristina Alves Lopes, Luís Carlos Dias, Jacqueline da Costa Silva, Maria Aurineide Barbosa Ribeiro, Maria do Rosário Félix de Moura, Maria Jailma Nogueira Fama,Rejane Aguiar Alcântara, Verônica Nogueira Gomes.

Direção – Silvana Rodrigues Aragão (Diretora)
Bianca Mara Pessoa de Oliveira (Vice - diretora)
Gizélia Silveira Rebouças (Vice - diretora)
Maria Luiza da Silva Arruda (Secretária)

Supervisora – Mara Rúbia Araújo Dantas


Responsável - Jaqueline de Sousa Góis




OBJETIVO


- Contribuir para a aprendizagem de todos os alunos desenvolvendo as habilidades de leitura e escrita, aos que não dominarem convencionalmente esse processo;
- Proporcionar atividades didáticas que visem atacar, as concepções que os alunos apresentam;
- Preparar e selecionar jogos e atividades que vão ao encontro das necessidades do aluno, de forma a promover o seu desenvolvimento cognitivo;
- Motivar e explorar a compreensão do sistema alfabético da leitura e escrita;
- Orientar o aluno a produzir textos favorecendo o pensar sobre a leitura e escrita;
- Detectar o nível conceitual de leitura e escrita no qual a criança se encontra;
- Favorecer a interação e a compreensão;







AÇÕES DESENVOLVIDAS





LED – LEITURA E ESCRITA DIAGNÓSTICA


São organizados momentos para diagnosticar o desenvolvimento real de cada criança para programar uma intervenção pedagógica para cada nível conceitual, com o intuito de alcançar progressos significativos.
Para conseguir isso é preciso conhecer detalhadamente quais são os níveis conceituais pelos quais as crianças passam no seu processo de construção da base alfabética e ortográfica e quais são os seus estágios cognitivos, e com isso identificar o nível psicogenético em que cada criança se situa.
De posse desse diagnóstico iremos programar nossas ações interventoras no aprender das crianças e assim verificar se o aluno aprendeu. Se não, por que isso ocorreu e que medidas devem ser tomadas para alcançarmos avanços significativos na aprendizagem delas.



GAP – Grupo de Apoio Permanente


Acontece duas vezes por semana, por duas horas seguidas , com a parceria de todos os professores envolvidos. Nesse momento, os alunos de todas as turmas envolvidas ficam subdivididos segundo suas necessidades, ficando cada professor com a turma a qual se identifica mais, ou que pode trabalhar melhor. Cada professor fica com os seus próprios alunos e com os das demais classes que estão tendo necessidades similares, pois sabemos que não damos conta de trabalhar 3, 4, 5 níveis diferentes dentro da mesma sala, tornando o seu trabalho desgastante, e ao organizar crianças com níveis conceituais próximos tem um resultado mais rápido e eficiente.





RECREAÇÃO PRODUTIVA

É realizado uma vez por semana com a parceria do professor e vice-diretora, onde os alunos com dificuldades (não-alfabéticos) ficam com a professora da sala titular e o restante (os alfabéticos) realizam atividades de recreação dirigida com a coordenadora pedagógica (Vice-diretora).


BIBLIOTECA X SALA

Acontece uma vez por semana de acordo com o cronograma estabelecido com a parceria entre dois professores. A cada semana irá a biblioteca um dos professores com o grupo de alunos para executar atividades de acordo com a necessidade deles, ficando na sala outra professora com outro grupo de alunos onde também realizará atividades diferenciadas. Na semana seguinte os professores trocam entre si. No final todos os alunos terão oportunidade de participar do espaço da biblioteca.



LEIZER – LEITURA COM PRAZER


É realizado em um dia da semana, com a parceria entre a professora titular da sala com a professora responsável pela biblioteca. Nesse momento a professora titular realiza trabalho com o grupo específico de alunos, enquanto isso o outro grupo de alunos irá à biblioteca participar de um projeto de leitura para a formação de futuros leitores, mesmo aqueles que ainda não lêem convencionalmente. Nessa atividade todos também terão a oportunidade de participar do espaço da biblioteca.
No mês de Outubro essa ação será encerrada com produções textuais individuais para a confecção de um livro, onde será apresentado na culminância em Novembro.


LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTUAL

Acontece de 15 em 15 dias com a professora titular e todos os alunos, onde a mesma realizará um trabalho de produção textual com reescrita dos textos escritos. Esse tipo de atividade favorece o processo de construção da leitura e da escrita, despertando nos alunos o prazer de escrever.



JORNAL ESCOLAR – NOTÍCIAS BREVES

Esse jornal faz parte do Projeto Primeiras Letras, onde são publicados textos e desenhos dos nossos alunos. Ele é o resultado do trabalho da sala de aula, onde está inserido no planejamento escolar.
Sua periodicidade é bimestral, valorizando a função social da escrita, contribuindo com os processos de ensino e de aprendizagem, pois a participação no jornal escolar constituem um fator de estímulo e motivação para os alunos, que tem suas opiniões e produções valorizadas pela divulgação publica.
Os alunos trabalham leitura e escrita para montar o jornal, e ao receberem o jornal pronto, pois seus textos e desenhos servem de ponto de partida para o desenvolvimento da oralidade, da escrita e da leitura integrando o processo de ensino/aprendizagem à realidade de vida de cada estudante.
Com esse jornal os alunos entendem melhor a função da escrita e participam mais, motivados pela publicação de seus textos, por outo lado, o professor sente-se valorizado.



S.E. - SESSÃO DE ESTUDOS

Acontece de 15 em 15 dias, no horário onde todos os professores envolvidos possam estar juntos para discutir o que observaram, investigaram e concluir a respeito dos motivos de certas dificuldades favorecendo o planejamento de intervenções adequadas que, por sua vez, serão adotados em classe, com os demais alunos. Esse é o espaço também para selecionar matérias adequadas ao desenvolvimento do trabalho, como também estudar textos de acordo com dificuldades encontradas, para discussão e reflexão coletiva na construção das competências profissionais necessárias aos professores alfabetizadores.
Nesse espaço aproveitaremos também para propor atividades diversificadas, para trocar impressões e discutir encaminhamentos, analisar as produções dos alunos, compartilhar preocupações e dúvidas, encontrar soluções para os problemas, como também estar avaliando pois temos que colocar o aluno em grupos nos quais ele possa acompanhar os colegas e obter sucesso e avanços progressivos no seu desenvolvimento e aprendizado.

20 de abr. de 2008

José Dantas Sobrinho


José Dantas Sobrinho, nascido no dia 02.12.1931, na cidade de Choró-Limão, antigo distrito de Quixaddá-CE, era filho de João Dantas Sobrinho e Maria Alves Dantas, o terceiro numa família de seis irmãos.
Passou parte de sua infância na cidade onde nasceu, mas devido às dificuldades, aos seis anos veio com a família para a capital, onde cursou até a quarta série primária.
Casou-se no ano de 1953 com Odília Nery Rodrigues, com quem teve seis filhos, os quais lhe deram quinze netos e dois bisnetos. O casamento durou por mais de quarenta anos, com muito amor e harmonia, findando apenas com o seu falecimento no ano de 1998 em virtude de uma efizema pulmonar.
Radialista profissional sindicalizado nos órgãos competentes, trabalhou como técnico em manutenção de transmissores, exercendo
a função desde 1962 na Rádio Assunção, Iracema de Fortaleza Uirapuru, Dragão do Mar, Ceará Rádio Club, TV Manchete Canal (2), Rádio Nacional em Brasília, e por último na Rádio Pitaguary de Maracanaú, onde foi um dos fundadores em sua construção e atuação.
Atuou como líder comunitário em alguns bairros por onde passou, a saber: Conjunto José Walter e Conjunto Ceará. Em 1983, José Dantas Sobrinho veio residir no Conjunto Novo Oriente onde contribuiu para a fundação da Associação dos Moradores tendo sido o seu primeiro presidente.
Homem simples, sério, honesto, carismático, católico, humano, líder popular, José Dantas Sobrinho jamais aceitou que alguém depreciasse seu povo. Foi suplente de vereador por duas vezes, fato este lamentável, pois se eleito tivesse sido, poderia ter feito muito mais pela comunidade do Conjunto Novo Oriente, por quem sempre lutou.
No ano de 1998, o prefeito Júlio César Costa Lima, conferiu uma homenangem através do decreto Lei N° 622 a José Dantas Sobrinho que teve seu nome posto em uma escola próxima a sua casa no Conjunto Novo Oriente, onde o mesmo passou seus últimos anos.
José Dantas Sobrinho deixa como legado o exemplo de bom filho, bom esposo, pai zeloso, bom vizinho, pois era homem de liderança e acima de tudo humano, aceitando somente o que fosse benefício e contribuísse para a garantia do exercício da cidadania do seu povo, como assim chamava.

 
Subir