30 de abr. de 2008

PAP – PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO PERMANENTE

Período: 03/2008 à 12/2008
Público alvo: 1º ao 5º ano
Professores envolvidos - Cristina Alves Lopes, Luís Carlos Dias, Jacqueline da Costa Silva, Maria Aurineide Barbosa Ribeiro, Maria do Rosário Félix de Moura, Maria Jailma Nogueira Fama,Rejane Aguiar Alcântara, Verônica Nogueira Gomes.

Direção – Silvana Rodrigues Aragão (Diretora)
Bianca Mara Pessoa de Oliveira (Vice - diretora)
Gizélia Silveira Rebouças (Vice - diretora)
Maria Luiza da Silva Arruda (Secretária)

Supervisora – Mara Rúbia Araújo Dantas


Responsável - Jaqueline de Sousa Góis




OBJETIVO


- Contribuir para a aprendizagem de todos os alunos desenvolvendo as habilidades de leitura e escrita, aos que não dominarem convencionalmente esse processo;
- Proporcionar atividades didáticas que visem atacar, as concepções que os alunos apresentam;
- Preparar e selecionar jogos e atividades que vão ao encontro das necessidades do aluno, de forma a promover o seu desenvolvimento cognitivo;
- Motivar e explorar a compreensão do sistema alfabético da leitura e escrita;
- Orientar o aluno a produzir textos favorecendo o pensar sobre a leitura e escrita;
- Detectar o nível conceitual de leitura e escrita no qual a criança se encontra;
- Favorecer a interação e a compreensão;







AÇÕES DESENVOLVIDAS





LED – LEITURA E ESCRITA DIAGNÓSTICA


São organizados momentos para diagnosticar o desenvolvimento real de cada criança para programar uma intervenção pedagógica para cada nível conceitual, com o intuito de alcançar progressos significativos.
Para conseguir isso é preciso conhecer detalhadamente quais são os níveis conceituais pelos quais as crianças passam no seu processo de construção da base alfabética e ortográfica e quais são os seus estágios cognitivos, e com isso identificar o nível psicogenético em que cada criança se situa.
De posse desse diagnóstico iremos programar nossas ações interventoras no aprender das crianças e assim verificar se o aluno aprendeu. Se não, por que isso ocorreu e que medidas devem ser tomadas para alcançarmos avanços significativos na aprendizagem delas.



GAP – Grupo de Apoio Permanente


Acontece duas vezes por semana, por duas horas seguidas , com a parceria de todos os professores envolvidos. Nesse momento, os alunos de todas as turmas envolvidas ficam subdivididos segundo suas necessidades, ficando cada professor com a turma a qual se identifica mais, ou que pode trabalhar melhor. Cada professor fica com os seus próprios alunos e com os das demais classes que estão tendo necessidades similares, pois sabemos que não damos conta de trabalhar 3, 4, 5 níveis diferentes dentro da mesma sala, tornando o seu trabalho desgastante, e ao organizar crianças com níveis conceituais próximos tem um resultado mais rápido e eficiente.





RECREAÇÃO PRODUTIVA

É realizado uma vez por semana com a parceria do professor e vice-diretora, onde os alunos com dificuldades (não-alfabéticos) ficam com a professora da sala titular e o restante (os alfabéticos) realizam atividades de recreação dirigida com a coordenadora pedagógica (Vice-diretora).


BIBLIOTECA X SALA

Acontece uma vez por semana de acordo com o cronograma estabelecido com a parceria entre dois professores. A cada semana irá a biblioteca um dos professores com o grupo de alunos para executar atividades de acordo com a necessidade deles, ficando na sala outra professora com outro grupo de alunos onde também realizará atividades diferenciadas. Na semana seguinte os professores trocam entre si. No final todos os alunos terão oportunidade de participar do espaço da biblioteca.



LEIZER – LEITURA COM PRAZER


É realizado em um dia da semana, com a parceria entre a professora titular da sala com a professora responsável pela biblioteca. Nesse momento a professora titular realiza trabalho com o grupo específico de alunos, enquanto isso o outro grupo de alunos irá à biblioteca participar de um projeto de leitura para a formação de futuros leitores, mesmo aqueles que ainda não lêem convencionalmente. Nessa atividade todos também terão a oportunidade de participar do espaço da biblioteca.
No mês de Outubro essa ação será encerrada com produções textuais individuais para a confecção de um livro, onde será apresentado na culminância em Novembro.


LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTUAL

Acontece de 15 em 15 dias com a professora titular e todos os alunos, onde a mesma realizará um trabalho de produção textual com reescrita dos textos escritos. Esse tipo de atividade favorece o processo de construção da leitura e da escrita, despertando nos alunos o prazer de escrever.



JORNAL ESCOLAR – NOTÍCIAS BREVES

Esse jornal faz parte do Projeto Primeiras Letras, onde são publicados textos e desenhos dos nossos alunos. Ele é o resultado do trabalho da sala de aula, onde está inserido no planejamento escolar.
Sua periodicidade é bimestral, valorizando a função social da escrita, contribuindo com os processos de ensino e de aprendizagem, pois a participação no jornal escolar constituem um fator de estímulo e motivação para os alunos, que tem suas opiniões e produções valorizadas pela divulgação publica.
Os alunos trabalham leitura e escrita para montar o jornal, e ao receberem o jornal pronto, pois seus textos e desenhos servem de ponto de partida para o desenvolvimento da oralidade, da escrita e da leitura integrando o processo de ensino/aprendizagem à realidade de vida de cada estudante.
Com esse jornal os alunos entendem melhor a função da escrita e participam mais, motivados pela publicação de seus textos, por outo lado, o professor sente-se valorizado.



S.E. - SESSÃO DE ESTUDOS

Acontece de 15 em 15 dias, no horário onde todos os professores envolvidos possam estar juntos para discutir o que observaram, investigaram e concluir a respeito dos motivos de certas dificuldades favorecendo o planejamento de intervenções adequadas que, por sua vez, serão adotados em classe, com os demais alunos. Esse é o espaço também para selecionar matérias adequadas ao desenvolvimento do trabalho, como também estudar textos de acordo com dificuldades encontradas, para discussão e reflexão coletiva na construção das competências profissionais necessárias aos professores alfabetizadores.
Nesse espaço aproveitaremos também para propor atividades diversificadas, para trocar impressões e discutir encaminhamentos, analisar as produções dos alunos, compartilhar preocupações e dúvidas, encontrar soluções para os problemas, como também estar avaliando pois temos que colocar o aluno em grupos nos quais ele possa acompanhar os colegas e obter sucesso e avanços progressivos no seu desenvolvimento e aprendizado.

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