20 de abr. de 2008

José Dantas Sobrinho


José Dantas Sobrinho, nascido no dia 02.12.1931, na cidade de Choró-Limão, antigo distrito de Quixaddá-CE, era filho de João Dantas Sobrinho e Maria Alves Dantas, o terceiro numa família de seis irmãos.
Passou parte de sua infância na cidade onde nasceu, mas devido às dificuldades, aos seis anos veio com a família para a capital, onde cursou até a quarta série primária.
Casou-se no ano de 1953 com Odília Nery Rodrigues, com quem teve seis filhos, os quais lhe deram quinze netos e dois bisnetos. O casamento durou por mais de quarenta anos, com muito amor e harmonia, findando apenas com o seu falecimento no ano de 1998 em virtude de uma efizema pulmonar.
Radialista profissional sindicalizado nos órgãos competentes, trabalhou como técnico em manutenção de transmissores, exercendo
a função desde 1962 na Rádio Assunção, Iracema de Fortaleza Uirapuru, Dragão do Mar, Ceará Rádio Club, TV Manchete Canal (2), Rádio Nacional em Brasília, e por último na Rádio Pitaguary de Maracanaú, onde foi um dos fundadores em sua construção e atuação.
Atuou como líder comunitário em alguns bairros por onde passou, a saber: Conjunto José Walter e Conjunto Ceará. Em 1983, José Dantas Sobrinho veio residir no Conjunto Novo Oriente onde contribuiu para a fundação da Associação dos Moradores tendo sido o seu primeiro presidente.
Homem simples, sério, honesto, carismático, católico, humano, líder popular, José Dantas Sobrinho jamais aceitou que alguém depreciasse seu povo. Foi suplente de vereador por duas vezes, fato este lamentável, pois se eleito tivesse sido, poderia ter feito muito mais pela comunidade do Conjunto Novo Oriente, por quem sempre lutou.
No ano de 1998, o prefeito Júlio César Costa Lima, conferiu uma homenangem através do decreto Lei N° 622 a José Dantas Sobrinho que teve seu nome posto em uma escola próxima a sua casa no Conjunto Novo Oriente, onde o mesmo passou seus últimos anos.
José Dantas Sobrinho deixa como legado o exemplo de bom filho, bom esposo, pai zeloso, bom vizinho, pois era homem de liderança e acima de tudo humano, aceitando somente o que fosse benefício e contribuísse para a garantia do exercício da cidadania do seu povo, como assim chamava.

0 comentários:

 
Subir