26 de ago. de 2009

Resgate a cultura de um povo.

Resgate a Cultura de um Povo.

Sabemos que o saber popular é aquele que atravessa o tempo pela comunicação, no entanto a EMEF. José Dantas Sobrinho, situada no Conjunto Novo Oriente, Maracanaú-CE, buscou desenvolver um projeto que resgatasse a cultura do entorno de sua comunidade escolar. Cada povo tem um objetivo muito especial de compreender o que acontece à sua volta, para explicar fenômenos, forças desconhecidas ou para contar passagens importantes da nossa história

No mês de agosto, vivenciamos uma prática educativa pertinente a formação de um cidadão comprometido em conhecer sua cultura, buscando desenvolver o conhecimento e preservação das manifestações culturais apreciadas. Logo, desenvolvemos ações que contribuíram de forma significativa no processo ensino e aprendizagem, tendo caráter transversal em identificar e relacionar manifestações folclóricas e interdisciplinar quando integramos nossas atividadedes a partir de um currículo em rede, norteados por um planejamento elaborado de forma democrática, o qual a coletividade e a autonomia fundamentaram nossa prática.

A literatura produzida, os seminários apresentados, as discussões compartilhadas, a produção de materiais e o diálogo em todo o processo vieram potencializar competências e habilidades necessárias por uma interação no espaço escolar, com formação de uma postura de conservação a partir do resgate da cultura Folclórica.

Numa perspectiva protagonizadora, a construção do conhecimento se deu de forma articulada, com as vivências dos sujeitos envolvidos, comunidade escolar, aflorando o interesse pela cultura folclórica.

Agosto de 2009 Professor Luiz Carlos Dias

Fotos das Apresentações


0 comentários:

 
Subir