Pólos de Convivência

Maracanaú conta com os Pólos de Convivência em vários bairros do Município. Atividades educacionais para as crianças e jovens de Maracanaú.

Convivências Sociais Diárias

Nossos Pólos desenvolvem juntamente com as crianças, os jovens e educadores, projetos que, proporcionam a população, convivências sociais diárias.

Telecentros comunitários SeLiga!

Os Pólos de Convivência contam também com telecentros do programa de inclusão digital: O SeLiga!

Centro do Idoso

O CCI, proporciona várias atividades sociais para muitos idosos de nosso município através da Secretaria de Ação Social e Cidadania.

Máquinas com 100% Software Livre

Nossos telecentros usam em seus computadores software livre, como os sistemas operacionais e programas.

II Seminário Nacional do Programa Telecentros.BR

Realizado entre os dias 11 e 13 de Julho de 2011 em Brasília, o evento promoveu a troca de experiências entre os participantes do programa.

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Martins Rodrigues - Av. II, s/n Conj. Jereissati I - Fone: 3392-8005 / 2) Manoel Rodrigues - Av. Central nº 200 Conj. Acaracuzinho - Fone: 3392-8375 / 3) Manoel Róseo Landim - Rua Pedro Lorenço, s/n Mucunã - Fone: 3392-8540 / 4) Napoleão Bonaparte - Rua Napoleão Viana, 450 - Cágado Fone: 3392-8388

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Almir Freitas Dutra - Rua D nº 07 Alto da Bonança Pajuçara - Fone: 3392-8280 / 2) Herbert de Sousa - Av. VI nº 600 Conj. Jereissati II - Fone: 3392-8001 / 3) Casa do Empreendedor - Av. I nº 17 Jereissati I - Fone: 3401-8001 / 4) José Dantas Sobrinho - Av. Central, s/n - Novo Oriente - Fone: 3392-8173

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Liceu de Maracanaú - Rua Novo Oriente, s/n - Piratininga - Fone: 3392-8684 / 2) Rodolfo Teófilo - Rua Otávio Alves, 09 - Pajuçara - Fone: 3392-8396 / 3) Tancredo Neves - Rua 02, s/n -Conj. Novo Maracanaú - Fone: 3392-8232 / 4) Maria Pereira da Silva - Rua Juscelino de Sousa, nº 842 - Pajuçara Fone: 3392-8384

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Telecentro do Trabalhador / 2) Vinícius de Morais - Rua N, s/n - Esplanada Novo Mondubim - Fone: 3392-8050 / 3) Genciano Guerreiro - Av: XII, nº 03 -Jereissati II - Fone: 3392-8671 / 4) Genciano Guerreiro

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Aprender Pensando - Rua Pedro Caetano de Paiva, 491 - Pajuçara - Fone: 3392-8293 / 2) Adauto Ferreira Lima - Av. do Contorno Leste, Rua 140 - Conj. Timbó / 3) Antônio Gondim - Av. Lateral sul, s/n - Fone: 3392-8275 4) Evandro Ayres de Moura - Rua São Sebastião, 341 Jardim Bandeirantes Fone: 3392-8409

Projovem Trabalhador 2010

Capacitação profissional de jovens e inserção no mercado de trabalho.

Capacitação Orientadores SEBRAE 2011

O curso foi voltado para Formar Orientadores do Curso Aprender a Empreender. A turma composta por trinta pessoas, foi ministrada pela orientadora Iandra, Sebrae-CE.

Encontro mensal dos monitores

Tem por objetivo, a troca de ideia e experiência adquiridas no telecentro.

Prêmio Conexão Cultura 2010

O Programa de Inclusão Digital da Prefeitura de Maracanaú, o Se Liga, é o vencedor do Prêmio Conexão Cultura na categoria “Melhores Práticas de Gestão de Telecentros”. O coordenador do Programa, Wagner Araújo, recebeu o Prêmio de um laptop.

16 de nov. de 2009

Dantas Notícias

12 de novembro de 2009

MARACANAÚ RECEBE PRÊMIO
POR PROGRAMAS AMBIENTAIS

A Prefeitura de Maracanaú recebeu a “Medalha Honra ao Mérito O2”. A premiação é o reconhecimento pela implementação do Programa Protocolo de Maracanaú e a proposta de criação do Condomínio Industrial. A entrega ocorreu em cerimônia realizada no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, incluída na programação do Encontro Intercontinental sobre a Natureza, que se realiza no Centro de Convenções. ESTANDE- O prêmio pode ser justificado também pela variedade de idéias e projetos expostos no evento, dentro do espaço Maracanaú Sustentável. Nele, é possível o visitante conhecer mais sobre o Protocolo de Maracanaú, Agenda 21, Remar, dentre outros. Os artesãos maracanauenses, qualificados pela Prefeitura, também expõem seus trabalhos em areia colorida, bolsas e pulseiras, bem como objetos produzidos pelos índios Pitaguary. Além disso, móveis feitos de garrafas PET podem ser conferidos no estande. (MR)


PREFEITURA ENTREGA
FARDAMENTO A AGENTES

A Prefeitura de Maracanaú entrega, amanhã, 13, às 8 horas, no Teatro do Centro Cultural Dorianendemias. Os kits são compostos por botas, pares de meias, calça, jaqueta e uma bolsa de lona. O novo fardamento permitirá aos profissionais, que têm forte atuação no combate às endemias em todo o Município, melhor apresentação junto à população maracanauense. (RL) Sampaio, o fardamento dos 140 agentes de


PLANO DE SEGURANÇA PÚBLICA
SERÁ DISCUTIDO POR GESTORES

O Gabinete de Gestão Integrada de Combate à Violência, em Maracanaú, reúne-se, no próximo dia 20 de novembro, às 9 horas, no auditório da Assessoria de Defesa Social, no bairro Novo Maracanaú. Durante o encontro, serão discutidos a implantação do Plano Municipal de Segurança Pública e o funcionamento da Central de Monitoramento de Câmeras. O Grupo de Gestão foi criado pelo prefeito Roberto Pessoa, por meio de Decreto, com objetivo de articular as ações na área de segurança, realizando o acompanhamento e orientação de todas as atividades no combate à violência, através de consenso, sem hierarquia, por parte dos integrantes que compõem a Segurança Pública nas esferas Municipal, Estadual e Federal. (EL)


PREENCHIMENTO DE VAGAS

A Prefeitura de Maracanaú continua selecionando profissionais para o preenchimento de vagas de operador de serra fita – máquina que corta madeira – e soldador. Para a vaga de operador de Serra Fita, a exigência requisitada é experiência no manuseio do equipamento. A experiência na área também é exigida para a função de soldador. Neste caso, o candidato deve possuir facilidade em manusear as soldas migre e tigre. Os interessados devem procurar a Casa do Empreendedor, no Feira Center, até amanhã, sexta-feira, das 8 às 17 horas. Somente profissionais que residem em Maracanaú podem participar da seleção. Mais informações pelo telefone 3401.8001.(MR)

10 de nov. de 2009

Dantas Noticias

MARACANAÚ PARTICIPA DE ENCONTRO

INTERCONTINENTAL SOBRE NATUREZA

A Prefeitura de Maracanaú está representada no Encontro Intercontinental sobre a Natureza, que acontece até o próximo dia 13, no Centro de Convenções, das 8 às 20 horas. Na ocasião, a Secretaria de Meio Ambiente do Município apresentará alguns projetos, como o Protocolo de Maracanaú, Agenda 21 Local, Remar e a A³P. O encontro tem por objetivo buscar o fortalecimento da consciência ambiental e servirá de palco para o intercâmbio de informações e experiências relevantes sobre a preservação ambiental. Serão realizados cursos, fóruns, oficinas de trabalho e mesas redondas e a Feira Amigos da Natureza. O evento também fará um alerta à exclusão social e à preservação do meio ambiente, divulgando trabalhos realizados nesta área, dando ênfase a ações que podem ser implementadas e apresentando projetos já existentes, com a finalidade de combater a pobreza e minimizar os impactos ambientais. (AF)

Dantas Noticias

MUNICÍPIO FINALIZA RECADASTRAMENTO DE

FEIRANTES DA SÉ PARA AVALIAR REAL SITUAÇÃO

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Trabalho e Emprego e Empreendedorismo, finalizou recadastramento junto aos feirantes da Sé, em Maracanaú, identificando que 518 deles estão, efetivamente, comercializando nas dependências do Feira Center. O levantamento será apresentado ao prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, em data a ser marcada. A Prefeitura de Maracanaú analisará a situação dos feirantes e, se for o caso, os relocará em novo espaço, a partir de janeiro. CONVÊNIO – A vigência do convênio de cooperação entre a Prefeitura, Sil Investimentos Imobiliários e Associação dos Feirantes da Sé para o funcionamento da Feira, em Maracanaú, termina no dia 31 de dezembro deste ano. Porém, por vontade própria, a Sil Investimentos Imobiliários decidiu rescindi-lo e essa prerrogativa está prevista no contrato assinado. Diante do exposto, cabe à Sil se pronunciar sobre os motivos que a levaram à rescisão. (MR)

Dantas Noticias

ARTESANATO MARACANAUENSE É

SUCESSO DE VENDAS NA CASA COR

O espaço Maracanaú Design é um dos grandes destaques da Casa Cor Ceará 2009, que se encerra nesta terça-feira, 10. Além de divulgar a beleza e alta qualidade do trabalho dos artesãos do Município, a loja faz sucesso na comercialização das peças. As vendas alcançaram o valor de R$ 17 mil, somente entre o início do evento, dia 30 de setembro, até o último dia 5 de novembro. Os produtos mais vendidos são as esculturas, peças em madeira e de trançado de jornal, produtos de mesa e banho, redes de retalho e os acessórios de moda e decoração. Algumas peças também estão sendo expostas nos ambientes da Casa Cor, em parceria com os arquitetos, como na suíte do internauta. As peças expostas nesses ambientes, como também as da loja, estão no Special Sale da Casa Cor, hoje, 10, com, no mínimo, 30% de desconto. (OS)

3 de set. de 2009

DESTAQUE DO MÊS

Fique Ligado!!!

Dia 10 de Setembro de 2009 Aniversário de 10 Anos da EMEF José Dantas Sobrinho

28 de ago. de 2009

Informativo

O que é um Telecentro e para que serve?

Telecentros são espaços com computadores conectados à Internet banda larga. Cada unidade possui normalmente entre 10 e 20 micros. O uso livre dos equipamentos, cursos de informática básica e oficinas especiais são as principais atividades oferecidas à população. Cada Telecentro possui um Conselho Gestor, formado por membros da comunidade e eleitos pela mesma, que ajudam os funcionários na fiscalização e gestão do espaço. É um projeto de uso intensivo da tecnologia da informação para ampliar a cidadania e combater a pobreza, visando garantir a privacidade e segurança digital do cidadão, sua inserção na sociedade da informação e o fortalecimento do desenvolvimento local. Um dos objetivos principais do projeto é organizar uma rede de unidades de múltiplas funções que permita às pessoas adquirirem autonomia tecnológica básica e privacidade a partir do software livre.

Combater a exclusão digital é o objetivo central dos telecentros. Trata-se de uma iniciativa fundamental para capacitar a população brasileira e inseri-la na sociedade da informação, para assegurar a preservação de nossa cultura com a construção de sites de língua portuguesa e de temáticas vinculadas ao nosso cotidiano, qualificar profissionalmente nossos trabalhadores, incentivar a criação de postos de trabalho de maior qualidade, afirmar os direitos das mulheres e crianças, para um desenvolvimento tecnológico sustentável e ambientalmente correto, aprimorar a relação entre o cidadão e o poder público, enfim, para a construção da cidadania digital e ativa.

De acordo com o Censo 2000 do IBGE, apenas 10,6% dos domicílios brasileiros têm computadores. Tudo indica que o Brasil tem 13,6 milhões de usuários de Internet (7,74% da população do país), segundo dados de maio de 2002. Argentina, Chile, Peru e Uruguai, países com populações menores que a brasileira, têm um percentual maior de usuários de Internet - 10,38% na Argentina, 20,02% no Chile, 10,73% no Peru e 13,61% no Uruguai.

O Estado que apresenta o maior grau de inclusão digital é o Distrito Federal, e o menos incluído é o Maranhão. Entre os mais incluídos temos ainda: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná. Já entre os menos incluídos estão o Piauí, Tocantins, Acre e Alagoas. Vemos que a média educacional mais alta entre essas dez unidades da Federação é a do Distrito Federal: nove anos de estudo e a renda mais alta: R$ 2.255,00 em média. Este dado confirma não só a importância da educação na geração de renda, como a importância de ambas variáveis na inclusão digital. Por outro lado, devido as características do processo econômico-social brasileiro é nítido que mesmo nos Estados mais ricos existe um enorme grau de exclusão digital, como ocorre nas periferias das grandes cidades e em áreas como o Vale do Ribeira (SP) e a Baixada Fluminense (RJ).


Inclusão digital é sinônimo de Software Livre

Para que a inclusão digital seja economicamente sustentável e vinculada ao processo de autonomia tecnológica nacional, deverá utilizar plataformas abertas e não-proprietárias. O simples fato de desenvolver softwares livres é um elemento de afirmação de nossa cidadania, de nossa inteligência coletiva, de redução da dependência tecnológica e do pagamento de royalties ao Primeiro Mundo. A essência do software livre reside em quatro liberdades que seus usuários devem exercer:

  1. liberdade de executar o programa para qualquer propósito;
  2. liberdade para estudar o programa e adaptá-lo às suas necessidades, ou seja, de ter acesso ao seu código-fonte;
  3. liberdade de redistribuir suas cópias originais ou alteradas;
  4. liberdade para aperfeiçoar o programa e liberá-lo para benefício da comunidade.

O Plano de Inclusão Digital e Alfabetização Tecnológica aprofunda a visão da educação entendida como prática social transformadora da sociedade. A reflexão crítica da sociedade e da mundialização será utilizada para fomentar práticas criativas de recusa de todos os sentidos da exclusão social, inclusive de sua feição tecnológica e concentradora de conhecimento em círculos fechados do Primeiro Mundo. Por isso, o uso do software livre é uma decisão política-educacional.

O que é uso livre?

O uso livre dos equipamentos é a única forma do cidadão aprender a utilizar tecnologia, suprindo suas necessidades e deve ser entendido como uso múltiplo. Os cidadãos poderão imprimir documentos, enviar mensagens eletrônicas, consultar sites governamentais e não-governamentais, fazer pesquisas escolares, acessar sites de entretenimento, usar jogos eletrônicos, entre outras possibilidades. Somente será vetado o acesso aos sites pornográficos, aos que incitam atividades criminosas, que pratiquem discriminação racial, religiosa, de gênero ou preconceito de qualquer natureza.


Porque não se deve pagar pelo uso do Telecentro?

Entendendo a inclusão digital como política pública e o Telecentro como um equipamento público de responsabilidade da esfera governamental para uso da população do entorno, com as mesmas características de um posto de saúde, uma creche, um centro de assistência e etc, deve ter seu produto (inclusão digital) universalizado e acessível para todos os habitantes. Os cidadãos já arcam com impostos nos quais devem ser revertidos em benefícios para a própria comunidade, a exclusão digital é um destes desafios a serem superados. O cidadão que porventura não paga seus impostos, neste caso, por não ter condições ou justamente para estar tão profundamente excluído e marginalizado a ponto de não usufruir de princípios elementares de dignidade humana e sendo assim carece do amplo atendimento e assistência do estado, obviamente, não apenas em inclusão digital. Sendo assim, um telecentro não é gratuito, são os recursos de contribuições e tributos revertidos diretamente para o atendimento da população. Nesse sentido, transformar a inclusão digital em política pública, consolida no mínimo quatro pressupostos:

Primeiro: é o reconhecimento que a exclusão digital amplia a miséria e dificulta o desenvolvimento humano local e nacional. A exclusão digital não se trata de uma mera conseqüência da pobreza crônica, mas torna-se fator de congelamento da condição de miséria e de grande distanciamento das sociedades ricas.

Segundo: é a constatação de que o mercado não irá incluir na era da informação os extratos pobres e desprovidos de dinheiro. A própria alfabetização e escolarização da população não seria massiva se não fosse pela transformação da educação em política pública e gratuita. A alfabetização digital e a formação básica para viver na cibercultura também dependerão da ação do Estado para serem amplas ou universalistas.

Terceiro: a velocidade da inclusão é decisiva para que a sociedade tenha sujeitos e quadros em número suficiente para aproveitar as brechas de desenvolvimento no contexto da mundialização de trocas desiguais e, também, para adquirir capacidade de gerar inovações.

Quarto: é a aceitação de que a liberdade de expressão e o direito de se comunicar seriam falácias se fossem apenas para a minoria que tem acesso à comunicação em rede. Hoje, o direito à comunicação é sinônimo de direito à comunicação mediada por computador. Portanto, trata-se de uma questão de cidadania.


Importância do acesso à Internet no Telecentro.

A maior rede de computadores do mundo é tão importante para um telecentro quanto livros são para uma biblioteca, é uma forma do cidadão excluído interagir com o cidadão incluído, com o poder público, enfim com o mundo exterior, a comunicação via internet hoje é tão importante para o conhecimento quanto o rádio e a televisão, e com rapidez por vezes maior do que revistas e jornais, entendemos que um computador desconectado da internet serve apenas como uma maquina de calcular, uma maquina de escrever e um fliperama. Oferecer acesso à internet em um telecentro é possibilitar que um estudante de ensino fundamental de uma escola pública tenha acesso às pesquisas e estudos de várias universidades é disponibilizar para este mesmo estudante os acervos das principais bibliotecas e museus do mundo, é oferecer a um desempregado que tenha onde escrever seu currículo e inclusive enviá-lo sem custo algum, além de diversas outras utilidades.


Formação e capacitação dos funcionários

A formação tem como base criar uma rede de aprendizagem em inclusão digital e Software Livre, comunicação comunitária e gerenciamento coletivo, além do programa descrito abaixo. Um Telecentro deve ter, no mínimo, um coordenador e um monitor. O coordenador cadastra os usuários, organiza as filas, orienta o uso do espaço. O monitor ministra os cursos de informática básica e de orientação essencial para a navegação na Internet.

Ambos devem ser escolhidos entre moradores da comunidade. Devem ser contratados e remunerados pela entidade responsável.

Tanto o coordenador quanto o monitor deverão receber cursos de:

  • Manutenção de micro-computadores;
  • Sistema Operacional GNU/Linux;
  • OpenOffice.org;
  • Navegação e pesquisa na Internet;
  • Cidadania digital e governos eletrônicos;
  • Gerenciamento e manutenção de Telecentros;
  • Assinatura digital e GnuPG;
  • História da sociedade da informação;
  • Didática de ensino informacional.

Serviços de atendimento (telecentro x sociedade x cidadão)

O espaço do Telecentro, além de ser um ponto de presença do governo, é um ponto de referência da comunidade, portanto, o trabalho de recepção e atendimento ao cidadão é fundamental.

O cidadão é a razão do funcionamento do Telecentro, portanto tem total prioridade. Deve ser atendido tão logo chegue à unidade e encaminhado para as atividades. Não deve haver filas nem aglomeração de pessoas no Telecentro. A organização do local deve ser impecável, de tal forma que não atrapalhe a programação. Porém, deve-se tomar o cuidado de garantir que todas as pessoas sintam-se bem atendidas e confortáveis.

O serviço de atendimento de um Telecentro deve ser tratado como excelência, por isso cada funcionário deve ser devidamente treinado e qualificado ao atendimento ao cidadão usuário de um telecentro. Os telecentros também podem servir como espaço para discussões sociais e locais por exemplo, devendo o funcionário ser devidamente treinado para lhe dar com esta diversificação de funcionalidade do espaço.

O cidadão deve ser respeitado como cidadão e não somente como mais um usuário, nos locais no qual os telecentros devem ser instalados cito grandes periferias e áreas carentes, os cidadãos em sua maioria já são excluídos e portanto o atendimento deverá ser feito de forma a agregar e estimular a volta daquele mesmo cidadão para o uso posterior.

Existem oficinas nas quais poderão ser realizadas conforme o entendimento da sociedade e decisão do Conselho Gestor, inclusive em seu dia e horário de funcionamento, o que por ventura poderá acarretar desagrado a alguns usuários, mas todos os funcionários deverão saber contornar e solucionar a situação conforme aprendido em seu curso de capacitação e seminários.

A melhor forma de manter o ambiente tranqüilo e as atividades bem encaminhadas, é através do atendimento imediato de cada cidadão após a sua chegada ao telecentro.

26 de ago. de 2009

Resgate a cultura de um povo.

Resgate a Cultura de um Povo.

Sabemos que o saber popular é aquele que atravessa o tempo pela comunicação, no entanto a EMEF. José Dantas Sobrinho, situada no Conjunto Novo Oriente, Maracanaú-CE, buscou desenvolver um projeto que resgatasse a cultura do entorno de sua comunidade escolar. Cada povo tem um objetivo muito especial de compreender o que acontece à sua volta, para explicar fenômenos, forças desconhecidas ou para contar passagens importantes da nossa história

No mês de agosto, vivenciamos uma prática educativa pertinente a formação de um cidadão comprometido em conhecer sua cultura, buscando desenvolver o conhecimento e preservação das manifestações culturais apreciadas. Logo, desenvolvemos ações que contribuíram de forma significativa no processo ensino e aprendizagem, tendo caráter transversal em identificar e relacionar manifestações folclóricas e interdisciplinar quando integramos nossas atividadedes a partir de um currículo em rede, norteados por um planejamento elaborado de forma democrática, o qual a coletividade e a autonomia fundamentaram nossa prática.

A literatura produzida, os seminários apresentados, as discussões compartilhadas, a produção de materiais e o diálogo em todo o processo vieram potencializar competências e habilidades necessárias por uma interação no espaço escolar, com formação de uma postura de conservação a partir do resgate da cultura Folclórica.

Numa perspectiva protagonizadora, a construção do conhecimento se deu de forma articulada, com as vivências dos sujeitos envolvidos, comunidade escolar, aflorando o interesse pela cultura folclórica.

Agosto de 2009 Professor Luiz Carlos Dias

Fotos das Apresentações


19 de ago. de 2009

Entrevista com Aluno do EJA I - Noite

Programa SeLiga na Escola José Dantas Sobrinho.

Telecentro José Dantas Promovendo a Inclusão Digital dos Jovens e Adultos da Comunidade.

Entrevista com Aluno do EJA I - Noite

Programa SeLiga na escola José Dantas Sobrinho.
Telecentro José Dantas Promovendo a Inclusão Digital dos Jovens e Adultos da comunidade Escolar.


Entrevista com Aluna do EJA I - Noite

Programa SeLiga na escola José Dantas Sobrinho.
Telecentro José Dantas Promovendo a Inclusão Digital dos Jovens e Adultos.


14 de ago. de 2009

Número de Atendimentos

Número de Atendimentos do Telecentro José Dantas Sobrinho

03/08/2009 á 07/08/2009 = 119 Atendimentos

10/08/2009 á 14/08/2009 = 134 Atendimentos


Telecentro José Dantas Sobrinho Promovendo a Inclusão Digital em Maracanaú

6 de ago. de 2009

Limpeza da Escola

2 de jul. de 2009

Escola Nota Dez 2008

A EMEF José Dantas Sobrinho Participol da avaliação em larga escola do SPAECE - ALFA em 2008, obtendo a ótima média de 208,4. Foram avaliados 41 alunos do 2º ano, matriculados nas turmas manhã e tarde, da Professora Maria do Rósario Félix de Moura.

No dia 22 de Junho de 2009 o Governo do Estado do Ceará divulgou o resultado oficial do SPAECE - ALFA no Centro de Convenções de Fortaleza. Neste evento a EMEF José Dantas Sobrinho recebeu o premio de ESCOLA NOTA DEZ do Estado do Ceará.

Parabenizamos a professora Maria do Rósario Félix de Moura e a Equipe Pedagógica desta unidade de ensino pelo resutado obtido.

Tv Verdes Mares
Portal Governo do Ceará
Site de Maracanaú
Idade Certa

1 de jul. de 2009

Número de Atendimento

Número de atendimentos do Telecentro EMEF José Dantas Sobrinho

Junho de 2009

PERÍODO Nº DE OFICINAS Nº DE PARTICIPANTES CURSOS ON-LINE Nº DE ACESSOS TOTAL DE ATENDIMENTOS
22 á 28 de Junho de 2009 5
27
21
91
139

30 de jun. de 2009

Mutirão dos 5Ss da Escola Dantas Sobrinho

A Escola José Dantas Sobrinho no dia 26 de Junho de 2009 pois em pratica os conceitos do Programa 5Ss. Programa esse que é considerado uma filosofia de vida que consiste em 5 palavras:
Senso de Descarte;
Senso de Organização;
Senso de Limpeza;
Senso de Higiene;
e Senso de Ordem Mantida.
Na ocasião a direção dispensou os alunos e convocou todos os Funcionários da unidade escolar para um mutirão de 5Ss Para porem em pratica os conceitos acima, os mesmos passaram a tarde reorganizando a Escola, com atividades que ião desde Retoques da tinta dos brinquedos da escola a uma verdadeira operação pente fino das Salas, Decoração, Limpeza de Equipamentos, Pintura do Teto etc.

Fotos do Evento:






27 de jun. de 2009

Destaque do Mês.

Professora da turma Premiada com o titulo ESCOLA NOTA DEZ - 2008.

Professora Maria Rosário Félix de Moura

Destaque do Mês.

Prémio de ESCOLA NOTA DEZ

Turma Premiada pelo governo do Estado do Ceará pelo seu ótimo desempenho na prova do SPAECE - ALFA 2008.

26 de jun. de 2009

Escola José Dantas Promovendo a Inclusão Digital em Maracanaú

D-Olho na Qualidade: 5Ss para pequenos negócios





22 de jun. de 2009

Número de Atendimentos

Número de atendimentos do Telecentro EMEF José Dantas Sobrinho

Junho de 2009

PERÍODO Nº DE OFICINAS Nº DE PARTICIPANTES CURSOS ON-LINE Nº DE ACESSOS TOTAL DE ATENDIMENTOS
15 á 21 de Junho de 2009 5 18 4 118 140

16 de jun. de 2009

SeLiga na Palestra!!!

SeLiga na Palestra Telecentro José Dantas.


Foi Realizado no dia 24 de Junho de 2009 uma palestra para os alunos do 9º ano do Turno Tarde da EMEF José Dantas Sobrinho com a temática:
Gravidez na Adolescência. Os Palestrastes envolveram a turma com debates e perguntas, respostas, informações e curiosidades que envolvem a temática.

Num Primeiro momento o alunos exclaresseram suas dúvidas, etc.

Num segundo momento os alunos foram divididos em 4 equipes, sendo que cada turma abordaria um subtema. Cada equipe teve que pesquisar, e expor para os demais colegas o que aprenderam e o que entenderam sobre o tema e Subtema.

Fotos da Palestra.

15 de jun. de 2009

Número de Atendimentos

Número de atendimentos do Telecentro EMEF José Dantas Sobrinho

Junho de 2009

PERÍODO Nº DE OFICINAS Nº DE PARTICIPANTES CURSOS ON-LINE Nº DE ACESSOS TOTAL DE ATENDIMENTOS
08 á 14 de Junho de 2009 1 4 12 97 113

12 de jun. de 2009

Número de Atendimentos

Número de Atendimentos do Telecentro EMEF José Dantas Sobrinho

Maio de 2009

PERÍODO Nº DE OFICINAS Nº DE PARTICIPANTES TOTAL DE ATENDIMENTO
18/05 á 23/05 de 2009 3 10 172
25/05 á 31/05 de 2009 3 17 174




21 de mai. de 2009

Curso Aprender a Empreender

Atenção!!!

Concludentes do Curso Aprender a Empreender da Escola José Dantas Sobrinho.


Os seus Certificados de Conclusão já estão prontos, favor comparecer no Telecentro da Escola no horário de 13:00 as 17:00 horas para receber os Certificados!!!

16 de mai. de 2009

Festa das Mães - 2009

Atenção

Festa de Comemoração ao mês das mães ficou Marcada para o Dia:

23/05/2009

Calendário das Provas do 2º Bimestre

EMEF José Dantas Sobrinho


Calendário de Avaliações do 2º Bimestre

DATA

MATÉRIA

12/06/2009

Português e Inglês

15/06/2009

História e Geografia

16/06/2009

Matemática

17/06/2009

Ciências



Datas das recuperações paralelas:


18/06, 19/06 ,22/06 ,23/06 e 24 de Junho de 2009



Avaliações de Recuperação Paralela:

DATA

MATÉRIA

25/06/2009

Português e Inglês

26/06/2009

Matemática e Ciências

27/06/2009

Historia e Geografia


27/06/2009 – Festa Junina da Escola José Dantas Sobrinho


30/06/2009 – Socialização Projeto Valores, Reunião de Pais.

15 de mai. de 2009

Depoimentos e Entrevistas

AMANDA LEITE


"Eu adoro o SeLiga é muito legal os Jogos são de mais, amo o Gcompris. Além disso eu adoro as Oficinas que o Vinicius ministra, a gente aprende muita coisa sobre os computadores"

Depoimento

REGIANE GONÇALVES

"Eu Gosto do Seliga porque quando eu entrei eu não sabia de nada, não sabia nem ligar o computador, depois eu fui me desenvolvendo aos poucos. Hoje eu sei manusear bem direitinho o computador, GRAÇAS AO SELIGA!!!"

11 de mai. de 2009

SELIGA NO CINEMA - TELECENTRO JOSÉ DANTAS SOBRINHO

FIQUE ATENTO AO PRÓXIMO FILME DO SELIGA NO CINEMA!!!

DATA: 22/05/2009
HORÁRIO: 17:00 horas
FILME: Desafiando os Gigantes


Nunca Desista, nunca volte atrás, nunca perca a fé O PODER DA CRENÇA PROPORCIONA A HABILIDADE DE VENCER. Nos seus seis anos como técnico de futebol americano de uma escola, Grant Taylor nunca conseguiu levar seu time Shiloh Eagles a uma temporada vitoriosa. E ao ter que enfrentar crises profissionais e pessoais aparentemente insuperáveis, a idéia de desistir nunca lhe pareceu tão atraente. É apenas depois que um visitante inesperado o desafia a acreditar no poder da fé que ele descobre a força da perseverança para vencer.

Informações Técnicas
Título no Brasil: Desafiando Gigantes
Título Original: Facing the Giants
País de Origem: EUA
Gênero: Drama
Classificação etária: 14 anos
Tempo de Duração: 111 minutos
Ano de Lançamento: 2006
Estúdio/Distrib.: Sony Pictures
Direção: Alex Kendrick


AGENDE-SE PARA ASSISTIR O FILME DESAFIANDO OS GIGANTES COM A MONITORA DO PROGRAMA SELIGA DO TELECENTRO JOSÉ DANTAS SOBRINHO JAYARA, NO HORÁRIO DE 07:00 ÁS 11:00 HORAS.


INSCREVA-SE

CALENDÁRIO DO SELIGA NO CINEMA - JOSÉ DANTAS SOBRINHO

CALENDÁRIO SELIGA NO CINEMA


TELECENTRO : José Dantas Sobrinho




MÊS DE ABRIL 1º FILME MÊS DE ABRIL 2º FILME
DIA – 08/05/09 DIA – 22/05/09
HORÁRIO - 17:00 Horas
HORÁRIO – 17:00 Horas
FILME – A PROCURA DA FELICIDADE FILME – DESAFIANDO OS GIGANTES
MÊS DE MAIO 1º FILME MÊS DE MAIO 2º FILME
DIA – 12/06/09 DIA – 26/06/09
HORÁRIO – 17:00 Horas
HORÁRIO – 17:00 Horas
FILME – A VIRADA FILME – PROVA DE FOGO
MÊS DE JUNHO 1º FILME MÊS DE JUNHO 2º FILME
10/07/09 DIA – 24/07/09
HORÁRIO – 17:00 Horas
HORÁRIO – 17:00 Horas
FILME – OS MISERÁVEIS FILME – ESCRITORES DA LIBERDADE
MÊS DE JULHO 1º FILME MÊS DE JULHO 2º FILME
DIA – 14/08/09 DIA – 28/08/09
HORÁRIO – 17:00 Horas
HORÁRIO – 17:00 Horas
FILME – O TRIUNFO FILME – DE PORTA EM PORTA



FIQUE ATENTO AO CALENDÁRIO DOS FILMES DO SELIGA NO CINEMA!!!


AGENDE-SE PARA ASSISTIR OS FILMES ACIMA COM A MONITORA DO PROGRAMA SELIGA DO TELECENTRO JOSÉ DANTAS SOBRINHO JAYARA, DE 07:00 ÁS 11:00.

INSCREVA-SE

SELIGA NO CINEMA - TELECENTRO JOSÉ DANTAS SOBRINHO

Á PROCURA DA FELICIDADE

Foi exibido no dia 08/05/2009 no SELIGA NO CINEMA do Telecentro José Dantas Sobrinho, ás 17:00 horas, com a supervisão da Monitora Larissa Maia, o Filme "À Procura da Felicidade com WILL SMITH", O filme Relata o seguinte drama: Um homem torna-se estagiário, sem remuneração, na esperança de ser futuramente contratado. Porém ele enfrenta vários problemas financeiros, que fazem com que ele e seu filho de 5 anos sejam despejados. Dirigido por Gabriele Muccino (O Último Beijo) e com Will Smith e Thandie Newton no elenco. Recebeu uma indicação ao Oscar.













FIQUE ATENTO AO CALENDÁRIO DE FILMES DO SELIGA NO CINEMA DA ESCOLA JOSÉ DANTAS SOBRINHO.

AS INSCRIÇÕES PARA AS SESSÕES DE FILMES SÃO FEITAS A PARTIR DAS 07:00 AS 11:00 HORAS NO TELECENTRO DA ESCOLA JOSÉ DANTAS SOBRINHO, COM A MONITORA JAYARA.

AGENDE-SE AGORA!!!

8 de mai. de 2009

Aprender a Empreender - EMEF José Dantas Sobrinho


Foi Realizado na escola José Dantas Sobrinho o curso Aprender a Empreender do SEBRAE curso esse que foi disponibilizado pelo Programa de Inclusão Digital SeLiga! Da Secretaria de Tecnologia, Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (SETTEC) da prefeitura de Maracanaú. O Curso teve Duração de 24 Horas começando no dia 27/04/2009 e encerrando no dia 05/05/2009, tendo como Orientador de aprendizagem o monitor do Programa SeLiga Vinicius. o Curso teve a participação de 20 pessoas que possuem ou pretendem abrir sua Micro e Pequena empresa, sendo que destas 20 pessoas 18 concluíram o curso.

FOTOS DOS PARTICIPANTES DO CURSO




VOCÊ QUER PARTICIPAR DESTE CURSO?

ENTÃO INSCREVA-SE NO TELECENTRO MAIS PRÓXIMO DA SUA CASA, ESTE CURSO É TOTALMENTE GRATUITO!!!
PARTICIPE!!!


Imagens: Antonio Vinicius - Telecentro José Dantas.

7 de mai. de 2009

Depoimento do Mauricio sobre o curso Aprender a Empreender

ANTONIO MAURICIO SILVA GONÇALVES

Oi Luiz como você esta? Estou lhe escrevendo só para te dizer que eu participei de um curso de empreendedorismo, o Aprender a Empreender, foi bacana!!!
Aprendi varias coisas, formulas, conhecimentos pessoais e profissionais, o Instrutor era uma pessoa muito nova para ser um Orientador, mas ele tinha muito conhecimento e surpreendeu bastante pelo domínio no assunto, o nome dele é Vinicius do SeLiga. Aprende que para ser um empreendedor tem que ser um sonhador, persistente, uma pessoa de visão ampla e não temer os obstáculos da vida e dos negócios.

Imagens: Antonio Vinicius

Obs: Este depoimento foi uma carta que o participante do curso Aprender a Empreender fez relatando a um amigo suas experiências e Impressões que teve no curso

Depimento sobre o Curso Aprender a Emprender do Telecentro José Dantas

Depoimento do usuário Salatiel sobre o curso Aprender a Empreender.

Curso:
Aprender a Empreender
Local: Telecentro da Escola José Dantas Sobrinho;
Período: 27/04/2009 a 05/05/2009;
Orientador:
Antonio Vinicius dos Santos Silva

SALATIEL QUEIROZ DOS SANTOS

Prezado amigo Fábio estou lhe convidando para participar de um curso bastante promissor para a empresa que você quer abrir, curso Aprender a Empreender. Onde você ira aprender inicia, dar continuidade e se tornar solido num mercado bastante competitivo, ser um empreendedor buscando conhecimento.
O curso é muito bom, pois fazemos contatos, novas amizades. O instrutor é bastante dedicado, apesar de novo, explica muito bem os assuntos. Fizemos muitas dinâmicas e o mais importante de tudo é que saímos deste curso com outra visão bem mais aprimorada do que é ser dono da sua própria empresa.

Imagens: Antonio Vinicius.

Obs: este depoimento foi uma carta que o Participante Salatiel escreveu falando sobre as experiências e impressões que o mesmo teve sobre o curso Aprender a Empreender

 
Subir