Pólos de Convivência

Maracanaú conta com os Pólos de Convivência em vários bairros do Município. Atividades educacionais para as crianças e jovens de Maracanaú.

Convivências Sociais Diárias

Nossos Pólos desenvolvem juntamente com as crianças, os jovens e educadores, projetos que, proporcionam a população, convivências sociais diárias.

Telecentros comunitários SeLiga!

Os Pólos de Convivência contam também com telecentros do programa de inclusão digital: O SeLiga!

Centro do Idoso

O CCI, proporciona várias atividades sociais para muitos idosos de nosso município através da Secretaria de Ação Social e Cidadania.

Máquinas com 100% Software Livre

Nossos telecentros usam em seus computadores software livre, como os sistemas operacionais e programas.

II Seminário Nacional do Programa Telecentros.BR

Realizado entre os dias 11 e 13 de Julho de 2011 em Brasília, o evento promoveu a troca de experiências entre os participantes do programa.

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Martins Rodrigues - Av. II, s/n Conj. Jereissati I - Fone: 3392-8005 / 2) Manoel Rodrigues - Av. Central nº 200 Conj. Acaracuzinho - Fone: 3392-8375 / 3) Manoel Róseo Landim - Rua Pedro Lorenço, s/n Mucunã - Fone: 3392-8540 / 4) Napoleão Bonaparte - Rua Napoleão Viana, 450 - Cágado Fone: 3392-8388

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Almir Freitas Dutra - Rua D nº 07 Alto da Bonança Pajuçara - Fone: 3392-8280 / 2) Herbert de Sousa - Av. VI nº 600 Conj. Jereissati II - Fone: 3392-8001 / 3) Casa do Empreendedor - Av. I nº 17 Jereissati I - Fone: 3401-8001 / 4) José Dantas Sobrinho - Av. Central, s/n - Novo Oriente - Fone: 3392-8173

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Liceu de Maracanaú - Rua Novo Oriente, s/n - Piratininga - Fone: 3392-8684 / 2) Rodolfo Teófilo - Rua Otávio Alves, 09 - Pajuçara - Fone: 3392-8396 / 3) Tancredo Neves - Rua 02, s/n -Conj. Novo Maracanaú - Fone: 3392-8232 / 4) Maria Pereira da Silva - Rua Juscelino de Sousa, nº 842 - Pajuçara Fone: 3392-8384

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Telecentro do Trabalhador / 2) Vinícius de Morais - Rua N, s/n - Esplanada Novo Mondubim - Fone: 3392-8050 / 3) Genciano Guerreiro - Av: XII, nº 03 -Jereissati II - Fone: 3392-8671 / 4) Genciano Guerreiro

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Aprender Pensando - Rua Pedro Caetano de Paiva, 491 - Pajuçara - Fone: 3392-8293 / 2) Adauto Ferreira Lima - Av. do Contorno Leste, Rua 140 - Conj. Timbó / 3) Antônio Gondim - Av. Lateral sul, s/n - Fone: 3392-8275 4) Evandro Ayres de Moura - Rua São Sebastião, 341 Jardim Bandeirantes Fone: 3392-8409

Projovem Trabalhador 2010

Capacitação profissional de jovens e inserção no mercado de trabalho.

Capacitação Orientadores SEBRAE 2011

O curso foi voltado para Formar Orientadores do Curso Aprender a Empreender. A turma composta por trinta pessoas, foi ministrada pela orientadora Iandra, Sebrae-CE.

Encontro mensal dos monitores

Tem por objetivo, a troca de ideia e experiência adquiridas no telecentro.

Prêmio Conexão Cultura 2010

O Programa de Inclusão Digital da Prefeitura de Maracanaú, o Se Liga, é o vencedor do Prêmio Conexão Cultura na categoria “Melhores Práticas de Gestão de Telecentros”. O coordenador do Programa, Wagner Araújo, recebeu o Prêmio de um laptop.

13 de jul. de 2008

Casa do Empreendedor

CASA DO EMPREENDEDOR FACILITA A ABERTURA DO PRÓPRIO NEGÓCIO


A assinatura do convênio para cooperação técnica com o Sebrae marcou a inauguração da Casa do Empreendedor, nessa terça-feira, 1°, no Feira Center.
No espaço, os candidatos a micro e pequenos empresários podem concretizar a vontade de abrir o próprio negócio. A unidade concentra um mix de serviços na área do empreendedorismo. O investidor, num só lugar, recebe orientações para o acesso ao microcrédito, abre empresas, participa de cursos e palestras sobre vendas, finanças e postura profissional, além de se inscrever em programas da Prefeitura que incentivam o empreendedorismo, como o Linha e Agulha e o Compre Maracanaú. Para isso, a Casa dispõe de amplo espaço com telecentro, biblioteca, videoteca e auditório. O coquetel servido na inauguração do espaço é um exemplo do apoio aos pequenos comerciantes, com a criação da União dos Panificadores do Município. Na oportunidade, foi anunciada a construção dos Centros de Treinamento para qualificação de costureiras.

CID's

MARACANAÚ NO CAMINHO DA INCLUSÃO DIGITAL

Maracanaú ganha três Centros de Inclusão Digital – CID´s. Instalados nas escolas Vinicius de Morais - Conjunto Industrial, Adauto Ferreira Lima - Conjunto Timbó e Comissário Francisco Barbosa, no bairro Boa Vista, beneficiarão cerca de 18 mil pessoas entre alunos das instituições de ensino e comunidade. Os Cid´s funcionarão nos três turnos durante todos os dias da semana, inclusive nos finais de semana, com horários pré-estabelecidos para uso escolar e população. Os usuários terão acesso a oficinas de informática, cursos de educação à distância, cinema do projeto Se Liga, além do uso de internet para emissão de boletos bancários, pesquisas e acesso a e-mails. Cada centro funciona com três espaços: um destinado à biblioteca, outro para o funcionamento do telecentro com 10 computadores e o terceiro com uma sala de multimeios com retroprojetor, dvd e televisão. A inauguração dos CID’s faz parte de uma parceria entre Prefeitura de Maracanaú e Cefet, via Governo Federal.

28 UNIDADES DE ENSINO RECEBEM LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA

A informática é um elemento que está cada vez mais presente em nosso cotidiano.

Em Maracanaú, além da promoção da inclusão digital, está sendo estabelecida uma política pública de Informática Educativa, através da qual as ferramentas de computação e tecnologia da informação são utilizadas no processo de ensino-aprendizagem. Em parceria com o Governo Federal, foram adquiridos equipamentos para a instalação de laboratórios de informática em 28 escolas, contendo cada um 10 computadores e uma impressora. O objetivo é investir em uma informática educativa, que funciona como suporte ao professor, um instrumento a mais em sua sala de aula. A aquisição de equipamentos e capacitação dos educadores estão sendo viabilizadas por meio do Programa Nacional de Informática Educacional (PROINFO). Inicialmente, será realizada uma capacitação para 135 professores das 28 escolas beneficiadas.

COMSOLiD

Nos dias 11, 12 e 13 de junho ocorreu no CEFET Maracanaú o 1º Encontro da COMSOLiD - Comunidade Maracanauense de Software Livre e Inclusão Digital.


A COMSOLiD é uma comunidade que desenvolverá eventos anuais com foco na Inclusão Digital tendo como mola impulsionadora o Software Livre.




O Processo de Inclusão Digital é o processo para democratizar o acesso às tecnologias da informação. A COMSOLiD criará condições para que esse acesso possa servir de ferramenta de transformação social dos novos usuários através da capacitação nos Telecentros.


Fomentando, criando e mantendo um mercado interno que seja capaz de absorver a mão-de-obra capacitada e qualificada a ser gerada, a COMSOLID fará com que a inclusão social não se perca na falta de acesso a um mercado preparado para recebê-la.

Sabe-se da grande relação entre Software Livre e Inclusão Digital, pois as ações desta vêm, em sua grande maioria, vinculadas ao Software Livre de forma intrínseca.


Desenvolver a cultura de Software Livre é um passo importante no processo de desenvolvimento da Inclusão Digital e este é o objetivo principal da COMSOLID.


A criação da COMSOLiD, dentro do CEFET CE, uma instituição de ensino com anos de experiência na formação de pessoal qualificado e com responsabilidade social, tem por ideal a formação e manutenção de um corpo técnico capaz de auxiliar na gestão das demandas associadas.




A adoção de Software Livre pela comunidade é um fator de transformação que deve ser esclarecido, planejado, implantado e suportado de forma sustentável. Os Eventos a serem realizados pela COMSOLiD servirão para motivar a comunidade a conhecer e usar Software Livre no seu dia-a-dia.

Mais informações visite o site:
http://www.comsolid.cefetce.br/

 
Subir